30 outubro, 2007

O meu estágio começou ontem... Ainda não fiz nada de especial (o que já me começa a incomodar um bocado) mas tenho assistido às reuniões que se faz com os utentes, chamadas Espaço Aberto ao Diálogo. Pode ser um bocado parvo da minha parte, ingénuo até, mas gosto de os ouvir falar. Acho sempre que as reuniões são muito curtas, que não se dá tempo para conversas mais profundas, que ficam sempre coisas por dizer. Mas se calhar eles mesmos preferem que seja assim, ou então não preferem nada mas estão simplesmente demasiado ocupados com outros problemas para se preocuparem com a expressão sentimental - algo que, aliás, nunca foi o forte de homem nenhum... Às vezes, quando eles dizem que se sentem sozinhos lá nos albergues, dou por mim a pensar que era fixe terem alguém para lhes fazer companhia, assim tipo voluntário que passasse as noites nos albergues com eles. Porque, e tal como eles mesmos dizem, se durante a noite tiverem uma grande necessidade de consumo com quem é que vão falar? Todos os outros residentes estão demasiado preocupados com as suas próprias dependências. E é nestes momentos de maior solidão e fragilidade que, muitas vezes, se desiste e se recai. É como se diz na comunidade: "força!".
Só um pensamento desse grande maluco que era o Einstein: "o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário". E está tudo dito...

Sem comentários: