17 janeiro, 2008

E a Lei dos Bolos não?

Há já alguns dias que não postava nada... Bem para falar a verdade há já quase um mes... Que vergonha! Mas também tenho que responsabilizar os meus colaboradores que quase nunca postam nada!
Enfim... O natal foi bom? A passagem de ano também? Óptimo, é o que se quer...
Agora que estas coisas todas já estão despachadas, podemos falar de coisas mais a sério. Sei que já todos os blogs devem ter falado sobre isto e que aquilo que eu vou escrever não é nada de novo, mas a lei do tabaco já me está a enervar. Quer dizer, não é a própria lei em si, mas a atitude das pessoas perante aqueles que fumam. Semprei achei que era um bocado chato os não-fumadores tarem sujeitos ao nosso fumo, mas, e para ser sincera, tentava não pensar muito nisso, era mais confortável para mim. No entanto, quando alguém estava a comer, ou quando estava com bebés evitava fumar pra cima dessas pessoas. Acima de tudo, nunca olhei para eles como "saiam daqui, estão a perturbar o meu fumo com o vosso ar puro". Agora que a lei saiu e que fui obrigada a vir fumar prá rua e a admitir que é um bocado chato os outros levarem com o meu fumo, apercebi-me de um ódio calado face aos fumadores. Durante todos estes anos, os não-fumadores acumularam um ódio aos que os obrigavam a respirar fumo. Nos bares, nos restaurantes, nos cafés, nos concertos. E agora, esta lei veio libertar esse ódio recalcado e essas pessoas sentem-se no direito de tudo. A melhor que já ouvi foi um cartaz num restaurante a dizer "Proibida a entrada a cães e fumadores". Isto é normal? Nunca foi proibido proibir o fumo em lado nenhum. Mesmo antes de sair a lei os donos dos espaços podiam proibir o fumo, se não o fizeram com medo de perder clientela então isso já não é da responsabilidade dos fumadores, são opções dos donos. Por isso não venham agora com esta raiva acumulada como se tivessem que esperar estes anos todos para proibir seja o que for. Isso já podiam há muito tempo. Da mesma forma que há muito tempo que existem espaços para fumadores separados do resto do espaço. Então qual é o drama? Deixem lá os fumadores em paz! Não basta já termos que fazer grupinhos tipo sala de chuto à porta dos cafés, como ainda temos que se olhados pelos que ficam lá dentro como se fossemos uma cambada de criminosos. Vou começar a olhar assim para todas as gordas que vir no café a enfardar bolos, para todos os homens gordos que vir no restaurante a comer que nem bestas. E vou-me chegar ao pé deles e dizer "os meus impostos não são para lhe pagar a banda gástrica seu animal! Faça lá o favor de comer como deve ser!" Afinal de contas, deixar de comer feijoada à transmontana e passar a comer insípidos queijinhos frescos não dá ressaca pois não? Então porque é que há tanta gente gorda? Não podemos proibir as pessoas de comer bolos dentro dos cafés? Eu fico muito mais tentada a cagar nas minhas bolachinhas quando ao meu lado alguém se alambaza com uma ganda bola de berlim com creme. Sou obrigada a assistir ao deleite dos outros? Isso prejudica os meus bons hábitos alimentares...

Sem comentários: